Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira
Atravessa a área urbana do Município de Joinville no sentido NO-SE, passa pela Lagoa do Saguaçu e desemboca na Baía da Babitonga. Esta Bacia recebe contribuição dos Rios Morro Alto, Matias, Jaguarão, Bucarein , Itaum , Itaum-Mirim, Santinho, entre outros, possuindo área total de 84,82 km² . Suas águas apresentam elevado grau de poluição química e orgânica, originada por despejos de esgotos industriais e domésticos (FATMA, 2003). Devido à existência de uma rede de coleta de esgotos que atende a apenas 8% da população residente nessa Bacia, a rede de drenagem pluvial que desemboca no Rio Cachoeira vem sendo utilizada, também, para coleta e transporte dos despejos domésticos, fazendo com que o Rio Cachoeira seja conhecido como um dos casos mais graves de poluição de cursos de água do Estado de Santa Catarina.
O problema da poluição desse rio é agravado pela redução de vazão e/ou reversão de fluxo que elevam a concentração dos agentes poluidores e são causadas pela influência que a maré exerce sobre o mesmo. A retirada da cobertura vegetal que existia nas proximidades dos cursos de água e a s atividades de movimentação de terra irregulares (cortes e aterros) propiciaram a erosão e o assoreamento da rede de drenagem da Bacia do Rio Cachoeira. Esse assoreamento prejudica o escoamento das águas e, em períodos de chuvas intensas associadas com a maré alta, ocorrem enchentes nos locais mais baixos da área urbana.
Olá! Bom dia!
ResponderExcluirGostaria de pedir que fosse acrescentada uma legenda citando a creditação na primeira imagem, que é de minha autoria.
Desde já, agradeço a atenção!
Abraços,
Tito